A proposição para a produção de alimentação saudável de alto valor proteico com aplicação de técnicas e insumos naturais num ambiente ecologicamente equilibrado, está entre os principais atividades a serem desenvolvidas no projeto.
O consumo de proteína animal é uma forma primária na obtenção de energia pelo ser humano. Nossa proposta de trabalho inclue a criação de rebanhos dentro da componente produtiva dos sistemas de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) e Agroecológico. Nestes sistemas, os animais estão inseridos numa ambiência de equilíbrio, com excelente balanço nutricional, boa oferta de água e conforto térmico – são parte da cadeia – contribuindo no seu funcionamento como catalisadores integrados da tecnologia.
Chamamos de Bioproteína porque o processo de produção possibilita a obtenção dos melhores resultados. Temos um alimento biológico produzido em condições satisfatórias e com valores nutricionais acima daqueles obtidos no sistema convencional, porque não são apenas produtos, mas componentes do próprio sistema.
São também considerados bioalimentos, entretanto, em razão da complexidade produtiva, da sofisticação técnica e manejo nutricional, convencionou-se adotar uma nomeclatura específica para categorizar esta atividade. Devemos operar na oferta de produtos in natura, processados e derivativos, valendo-se do modo de produção tradiciconal.
A criação de bovinos é uma atividade histórica de relavância econômica para região. Calçado nasceu do processo de expansão da criação de gado. O projeto pretende resgatar a produção tradicional que deu nome e identidade a Várzea do Gado, região que conservou as condições de excelência e o imenso potencial produtivo.
Entre as bioproteínas e rebanhos que se pretende desenvolver no projeto estão: os bovinos, caprinos, ovinos e galináceos, e as abelhas.
Muitos desses alimentos já são produzidos, no entanto, será necessário a inspeção e ajustes para certificação e integração ao projeto.